Itabira possui diversas belezas naturais e isso já é de grande conhecimento, contudo, hoje iremos apresentar as belas construções e fundações presentes nessa maravilhosa cidade.
CASA DE CARLOS DRUMMOND
A casa onde o poeta passou os primeiros anos de sua vida é uma edificação do século XIX e tem um estilo colonial mineiro. O imóvel possui trinta e dois cômodos e um jardim interno com canteiros em forma de estrela, meia lua e coração, criado por Altivo Andrade, irmão de Carlos Drummond.
As suas recordações enquanto morava no local estão descritas nos poemas “O Criador” e “Casa”, integrantes do Museu de Território Caminhos Drummondianos.
CENTRO ITABIRANO DE ARTESANATO
O Centro Itabirano de Artesanato está atualmente instalado na antiga central de distribuição de energia produzida na Usina Ribeirão São José, construída em 1915. O espaço reúne artesanatos produzidos no município e variadas peças de souvenirs.
ERMIDA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
A Igreja Católica influenciou a formação do núcleo urbano de Itabira, como foi o caso da ermida. Construída no final do século XVIII com uma predominância do barroco em seu estilo, possui a pintura do teto atribuída ao Mestre Ataíde. Foi o local de sepultamento de negros escravos ou alforriados.
Visitação: Diariamente, de 8h às 17h.
Missas: Segundas-feiras, às 15h e a primeira sexta-feira do mês, às 15h.
Se a Ermida Nossa Senhora do Rosário te interessa, visite também a Igreja Nossa Senhora da Saúde, abrigo do Museu de Arte Sacra, que possui obras como o santeiro itabirano, Alfredo Duval e várias outras, com um grande valor histórico.
FAZENDA DO PONTAL
A antiga Fazenda dos Doze pertencia ao pai de Carlos Drummond, e foi onde o poeta passava suas férias escolares. Ela foi desmontada pela Vale na década de 70 e, em seu lugar, foi criada uma barragem de rejeitos de minério. Duas décadas depois, sua estrutura foi reconstruída utilizando muitas das peças antigas e recebeu o nome de Fazenda do Pontal.
Atualmente, é usada como espaço cultural, auditório, ambiente de exposição e palco de pequenos shows.
Visitação: Terça a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h. Sábados, domingos e feriados de 10h30 às 16h30.
Entrada: R$ 2,00.
FUNDAÇÃO CULTURAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
A Fundação tem como objetivo incentivar, apoiar e promover a preservação e desenvolvimento cultural. É palco de diversos eventos artísticos mensalmente e promove, há 47 anos, o Festival de Inverno.
O teatro do Centro Cultural possui 443 lugares, foyer, espaço para exposição e uma biblioteca pública. Dentre os projetos culturais, estão o Grupo Folclórico Tumbaitá e o Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond.
Visitação: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
PARQUE MUNICIPAL DO CAMPESTRE
Também conhecido como Mata do Intelecto, possui uma área de 216 km² e sua reserva florestal é remanescente da Mata Atlântica. Funciona como área de lazer, cultura e educação ambiental, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida em Itabira.
No parque, podemos ver o Orquidário Municipal, destacando a rara orquídea Catteya Labiata Warneri Semi-alba itabirana, endêmica do município. Além disso, realizando a trilha presente nele, é possível chegar ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, ao Pico do Amor e à Concha Acústica.
Visitação: Diariamente, das 7h às 17h, incluindo feriados.
MEMORIAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE / PICO DO AMOR / CONCHA ACÚSTICA
Projetado por Oscar Niemeyer, amigo de Carlos Drummond, o Memorial guarda as memórias do poeta. No acervo, existem exemplares das obras do poeta, alguns de seus objetos pessoais, como sua velha máquina de escrever, prêmios literários, fotografias e uma coleção de correspondência. Compondo a fachada do local, um monumento em forma de folha de papel retorcido expõe o poema “Confidência do Itabirano”, uma declaração de amor de Drummond para Itabira.
O Memorial conta com sala de convenções, galeria de exposição e lanchonete.
O Memorial fica logo ao lado do Pico do Amor e Concha Acústica, que são belos pontos de visitação da cidade.
Visitação: terça a sexta-feira, das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30
MUSEU DE ITABIRA
O Museu de Itabira foi criado em 1971 para resgatar a memória cultural da cidade, por meio de pesquisa, coleta, classificação, informações e exposições temáticas. Atualmente, funciona em um sobrado do início do século XIX, que pertenceu ao primeiro presidente da Câmara Municipal, o major Paulo José de Souza. Ele foi reformado e revitalizado em 2018.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30.
PARQUE DA ÁGUA SANTA
Localizado no coração da cidade, o parque urbano tem área de piquenique, anfiteatro de arena e uma nascente de água térmica. Além disso, também abriga o Centro de Atendimento ao Turista e uma floricultura.
Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h30.
PRAÇA DO AREÃO
O local, tombado como patrimônio histórico de Itabira, com amplo espaço, expõe a “Maria fumaça”, uma das últimas locomotivas a vapor utilizadas pela Vale na década de 40. A praça recebe visitantes com grande frequência, principalmente durante os Festivais de Inverno, quando é palco de vários shows.